NEPAL - Centenas de budistas e ativistas dos direitos dos animais estão protestando contra o festival hindu de Gadhimai Mela em Bayapur, Bara (distrito sudeste do Nepal). Durante o evento, meio milhão de animais serão abatidos. Mais de um milhão de peregrinos hindus devem se reunir para a ocasião, em 25 de novembro. Autoridades Nepali implantou mais de 12.000 policiais.
Gadhimai Mela é uma das festividades mais importantes no calendário hindu, e é o maior sacrifício que acontece no mundo. Ela normalmente dura uma semana, terminando na terceira sexta-feira de novembro.
Durante as celebrações, os fiéis realizam o sacrifício de animais como búfalos, ovinos e galinhas em honra do deus Gadhimai.
Segundo a crença hindu, as ofertas reduz a ira de Deus, e traz sorte e prosperidade. No entanto, o distrito de Bara é também um importante local de peregrinação budista. Isto é onde Ram Bahadur Bomjan, conhecida como a reencarnação do Buda vivo, medita todo o ano.
Atualmente, centenas de budistas e ativistas estão orando com ele para parar o sacrifício de animais.
"O abate de animais em nome do sacrifício é o crime mais grave. Por isso, devem ser interrompidos imediatamente ", disse Rinpoche Sange Rangjung, um monge budista e líder do protesto.
Os manifestantes, que são apoiados pela atriz francesa e ativista dos direitos dos animais Brigitte Bardot, estão pedindo ao governo nepalês para proibir através da legislação a realização futuramente do evento.