Indonésia - O Conselho dos Ulema Indonésio (MUI) condenou por blasfêmia, o filme apocalíptico "2012" por Roland Emmerich e está incitando os muçulmanos a boicotarem cinemas do país.
O mais recente trabalho do diretor e autor de "Independence Day" e "O Dia Depois de Amanhã" contém cenas que violem os princípios do Islão, líderes muçulmanos, na verdade, sente-se indignado porque a salvação de uma família no dia do juízo final "dobradiças" cenário de sua decisão de abrigo "em uma igreja", enquanto o filme mostra a completa destruição de uma mesquita.
A resolução do MUI tem suscitado controvérsia profunda na Indonésia, três meses, a partir do decreto que marca como "smoking" ilegal para as mulheres. Líderes islâmicos são hoje queixados contra os "2012" de Emmerich, um filme inspirado em uma antiga profecia Maia, que o mundo vai acabar 21 de dezembro de 2012. O sucesso de público mostra as cenas e transmite a mensagem de que "a salvação só é conseguida na igreja".
A polêmica contra o primeiro filme estourou na semana passada no distrito de Malang em Java Oriental, onde o líder dos ulemás local também emitiu um édito ", no qual ele chamou os moradores para boicotar o filme nos cinemas. De acordo com Kiai Hajj Mahmoud Zubaidi o filme envia "mensagens confusas" e acrescenta que "o dia D para os muçulmanos é secreto e só Deus sabe quando isso vai acontecer.
A posição da Ulema é susceptível de desencadear uma amarga controvérsia no país, o que vai ver "dois lados diferentes" na oposição. Enquanto isso, salientam que "é só um filme" e tem "nada a ver com a fé."