PAQUISTÃO - O gabinete paquistanês aprovou uma quota empregatícia de 5% em serviços federais para as minorias do país (não-muçulmanos), atendendo uma proposta do Ministro federal para as minorias do Paquistão, Sr. Shahbaz Bhatti.A aprovação do gabinete em favor das minorias causou uma onda de alegria entre as minorias paquistanesas, que até então não tinham o privilégio de uma porcentagem de empregos no governo.
“Esse é um marco na história do Paquistão. Dará às minorias um senso de igualdade e oportunidade para um desenvolvimento socioeconômico”, disse Shahbaz Bhatti, que pediu o estabelecimento de uma quota de trabalho de 5% para as minorias do país em seu discurso no parlamento paquistanês.
Em uma cerimônia de Natal em dezembro do ano passado, o Primeiro Ministro do Paquistão, Syed Yousaf Raza Gilani, também havia anunciado uma quota de empregos para as minorias.
“Estou feliz por ver o início de tudo isso”, disse Bhatti.
O ministro disse que o desenvolvimento irá muito longe para ajudar “a diminuir o senso de escassez e desigualdade entre as minorias”.
Ele pareceu otimista de que as minorias poderão ter seu papel efetivo na construção da nação depois que lhes for assegurado a aprovação da quota de 5%. As minorias paquistanesas têm sofrido opressão, negligência, ignorância, prejuízo, submissão socioeconômica e discriminação profissional.
Os governos anteriores fizeram falsas declarações de que, como dizem, tinham o objetivo de assegurar o bem-estar e o desenvolvimento das minorias, mas eles falharam em cumprir suas promessas.
A atitude histórica tomada pelo partido popular do Paquistão irá permitir que eles alcancem trabalhos mais dignos.
A aprovação do gabinete permitirá que as minorias alcancem vagas no governo, incluindo em departamentos aliados ao governo e órgãos autônomos.
As minorias receberam muito bem essa ação do governo. Pessoas eufóricas das pequenas comunidades agradeceram ao ministro Shahbaz Bhatti, por meio de telefonemas e cartas.
O dia 31 de maio de 2009 será de ação de graças, e muitas igrejas realizarão cultos especiais em templos e lugares públicos. Será um dia de oração pelo progresso e prosperidade do país e de suas minorias.
Também como resultado dos esforços do ministro, o Paquistão indicou o cristão Jamshaid Rehmatullah como juiz do Tribunal Superior em março desse ano.
Shahbaz Bhatti, que têm lutado em favor das minorias nos últimos 23 anos, afirma: “Vou continuar lutando pelos direitos das minorias oprimidas, até o fim da minha vida”.