Latest News

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Você não pode roubar a minha identidade

Há um novo crime que está ficando cada vez mais comum na nossa era de informática. É chamado de “furto de identidade”. O ladrão furta informações pessoais sobre uma outra pessoa, muitas vezes por meio de um computador, e usa aquelas informações de várias maneiras, geralmente para acessar os bens financeiros da vítima. Apenas esse último fato explica por que ninguém tenta roubar a minha identidade!

Se alguém roubar a sua identidade, você deixa de ser você? É claro que eu entendo que na verdade o que é furtado são números da carteira de habilitação, RG ou contas financeiras. Mas estou curioso pela descrição do crime, porque acredito que a verdadeira identidade de uma pessoa não consiste em tais informações. Números de identificação, sejam dados pelo governo ou por instituições financeiras, não determinam quem somos. São, na verdade, apenas uma maneira impessoal de distinguir uma pessoa de outra. O que é exatamente que me identifica?

É o meu nome? São informações históricas distintas como a data do meu nascimento ou a minha idade? Muitas vezes nos identificamos nos referindo a relacionamentos pessoais. Eu sou filho de Stanley e Barbara, marido da Debbie e pai de David e Jonathan. Esses relacionamentos, com certeza, me distinguem de muitas outras pessoas (pelo que eu saiba a Debbie só tem um marido!), mas isso te diz muito sobre mim?

Se eu te disser que sou um cristão, já falei muito sobre mim. Você ainda não sabe muito sobre a minha personalidade, se sou quieto ou falador, Tipo A ou Tipo B, mas você pode deduzir certas coisas sobre meu caráter, porque ser cristão idealmente sugere tais coisas.

Por exemplo, você saberia que eu conto a verdade e que a minha palavra é tão boa quanto um juramento (Efésios 4:25). Você entenderia que eu não roubaria nada de ninguém (Efésios 4:28).Você esperaria que eu levasse as minhas responsabilidades familiares a sério (Efésios 5:25, 6:2,4). Você esperaria que minha linguagem estivesse livre de profanidade e piadas vulgares (Efésios 5:4). Você procuraria boas obras na minha vida (Efésios 2:10). Você saberia todas essas coisas sobre mim porque é assim que um cristão se comporta, de acordo com as Escrituras.

Um ladrão pode pegar minha habilitação ou RG na tentativa de “assumir a minha identidade” e invadir meus bens financeiros. Fofoqueiros podem roubar minha boa reputação ao contar mentiras sobre a minha conduta e podem até afetar os meus relacionamentos com as pessoas. No entanto, meu caráter e minha personalidade determinam quem sou, a minha identidade, e não estão sujeitos a roubo. Posso entregar o meu bom caráter ao mudar meu estilo de vida, mas ninguém pode “roubá-lo” de mim. Minha identidade como um cristão não é algo que outros podem tirar a força de mim, nem mesmo Satanás, mas eu posso escolher entregar aquele relacionamento com Deus pela minha conduta (João 10:27-29).

Qual é a sua identidade?

Allen Dvorak

Tags

Recent Post